A campanha salarial 2015 foi o tema central abordado na reunião da diretoria executiva da Fecosul nesta quinta freira (23/04), em Porto Alegre. Rosane Simon, atual Presidenta do SindiComerciários de Ijuí esteve presente a reunião.

 

A campanha salarial 2045 dos Comerciários estará centrada na luta por salários acima do piso regional, cujo valor atual é R$ 1.053,41. O presidente da Fecosul, Guiomar Vidor, enfatizou que a lei do piso regional já vigora e deve ser cumprida imediatamente pelas empresas. Vidor também orientou os sindicatos a acionar o Ministério do Trabalho e até mesmo ajuizar ações coletivas caso as empresas insistam em descumprir a lei.

 

Nesta reunião foi apresentado para a diretoria as principais peças da campanha. “Optamos por uma campanha que denuncie a postura da Fecomércio e do Sindilojas na tentativa de barrar a legalidade do piso regional, cujo objetivo nada mais é do que nivelar por baixo as negociações deste ano”, explica Joemir.

 

Rosane Simon, 2ª Vice-presidenta da Fecosul, explica que um dos principais objetivos de campanha deste ano segue sendo a valorização dos trabalhadores do comércio. “Seguimos perdendo trabalhadores e trabalhadoras para outros setores da economia devido principalmente aos baixos salários e a maior jornada de trabalho. Neste contexto, setores patronais ainda relutam em pagar o piso, questionando sua legalidade. Por isso nossa campanha tem foco na valorização do trabalhador e da trabalhadora do comércio”, explicou Rosane

 

A campanha salarial 2015, cujo título será “os comerciários dão o máximo, os patrões não querem dar o mínimo”, será lançada oficialmente nos próximos dias.