Representantes dos Sindicatos de Ijuí (Rosane Simon), Santa Rosa (Nestor Kalsing), Santo Ângelo (Plínio Teixeira) e São Luiz Gonzaga (Américo Pereira) estiveram reunidos na tarde de ontem (25), na sede do Sindicato dos Empregados no Comércio de Santo Ângelo com o propósito de analisar uma proposta regional conjunta da categoria para o sindicato patronal do setor de recebimento de grãos.

 

O Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios e Produtos Químicos (Sindiagro) formado em Passo Fundo a pouco mais de 2 anos, reivindica a representação legal das empresas de recebimento de grãos. Plínio Teixeira explicou que a reunião foi uma delegação da FECOSUL para a regional noroeste. “Nossa intenção é construir uma pauta única dos Sindicatos da nossa região para suscitar o debate e a negociação com o Sindiagro”.

 

“Em grande parte da região, são as mesmas empresa que atuam neste setor”, explica Nestor Kalsing, Vice-presidente regional da FECOSUL. A proposta de uma pauta única foi aprovada pelos Sindicatos presentes que concluíram um esboço com algumas cláusulas econômicas e sociais, entre elas a cláusula do piso regional, o auxílio creche funcionários de ambos os sexos, quinquênio de 5% e auxílio escola, além da unificação da data base para o setor.

 

A proposta final será fechada em reunião na FECOSUL na próxima semana