Realizou-se na última sexta-feira (12), assembleia geral extraordinária relativa ao dissídio da categoria para o ano de 2015. A assembleia foi coordenada pela Presidenta da entidade, Rosane Simon.

 

Rosane informou que para o próximo ano, a data base da maioria dos segmentos foi antecipada de maio para março, com exceção dos segmentos de peças de veículos e das concessionárias. Com a antecipação, a direção do Sindicato adiantou também o processo de assembleias de base para que haja mais tempo para encaminhar as propostas e realizar as reuniões de negociação no próximo ano.

 

Em termos de reajuste de salários, o que difere um patronal de outro é o piso salarial um pouco maior em alguns segmentos. Há também algumas conquistas, como no setor de cooperativas, em que o Sindicato garantiu a conquista da cláusula do aposentando (o trabalhador tem garantida a estabilidade no emprego por um ano anterior a sua aposentadoria) e o percentual do quinquênio, que no segmento subiu de 4 para 5%. Rosane Simon fez questão de ressaltar que para a categoria foi muito importante a aprovação dos 16% de reajuste para o piso regional, proposto pelo governador Tarso Genro e aprovado pela Assembleia Legislativa.

 

“A proposta de reajuste do piso regional é coerente com a política que tivemos nos últimos anos de valorização do trabalho e do trabalhador. Nossa luta é para ampliar e estender as conquistas que tivemos em alguns segmentos, para toda a categoria, buscando sempre valorizar os salários. Ratificamos em todas as assembleias de base, o nosso compromisso de manter todos os avanços conquistados. A categoria não abre mão de nenhum direito”, explicou a Presidenta.

 

Todas as cláusulas colocadas em votação na assembleia foram aprovadas, entre elas as cláusulas para Convenção Coletiva de Trabalho ou Dissídio Coletivo para o exercício 2015/2016. Entre os pedidos, foram aprovados aumento real dos salários e várias cláusulas sociais e econômicas. “Nestas assembleias recebemos da categoria a autorização para a Diretoria assumir o compromisso de encaminhar as questões formais do dissídio”, explicou Rosane Simon.

 

Foi aprovado também o desconto assistencial de todos os empregados, sindicalizados ou não, beneficiados ou não com as cláusulas da presente convenção, qualquer que seja a forma de remuneração, para manutenção das atividades da Entidade Sindical. O desconto assistencial é de dois dias de salário ao ano. É assegurado o direito de oposição ao desconto assistencial para os integrantes da categoria não associados ao Sindicato. Para tanto, os trabalhadores devem comparecer a sede do Sindicato, na Rua Venâncio Aires, 293. O atendimento para este fim será nos dias 17 e 18 de dezembro de 2014, das 7h às 19h.