Uma reunião na sede do SindiComerciários de Ijuí, na tarde desta quarta-feira, entre a Presidenta do Sindicato Rosane Simon e representantes do setor supermercadista da cidade tratou da troca do uso de mão de obra no domingo dia 16, pelo sábado de feriado, no dia 15.
“Os mercados normalmente abrem no domingo, apesar de que há um consenso entre a grande maioria dos supermercadistas de que abrir aos domingos não compensa. Por solicitação de alguns representantes, nos reunimos para acertar uma proposta que fosse interessante para os trabalhadores e empresários”, explicou a Presidenta.
A proposta acordada por sugestão de todos era de que os mercados abrissem no sábado de feriado, dia 15, da 9:00 até as 18:00 horas e não abrissem no domingo. Como no domingo alguns mercados trabalham apenas meio turno, este turno e as demais horas trabalhadas seriam pagas como horas extras, a 100%. “O trabalhador não vai trocar dois turnos de feriado por um turno de trabalho. Com o pagamento de horas extras, acertamos esta questão”, diz Rosane Simon.
Com esta proposta, alguns trabalhadores com folga agendada para o domingo, perderiam com isso um feriadão. “Sabemos que alguns trabalhadores seriam prejudicados, mas para o coletivo da categoria a proposta é boa, principalmente porque estamos criando o consenso, naquilo que é mais importante para nossa categoria e que já está bem avançado entre os empresários, de fechar os mercados aos domingos”, explicou Rosane Simon.
Por fim, o Wallmart não aceitou a proposta, que já era consenso entre os demais. Assim os mercados estarão fechados no sábado e abrirão no domingo.
Fechamento dos mercados aos domingos está próximo de um consenso
“Durante todo este ano nós do Sindicato mantemos contato com representantes do setor a fim de fazer um acordo de médio e longo prazo para organizar as datas especiais no ano, principalmente considerando a abertura nos domingos e feriados”, diz Rosane Simon. Ela explica que para a maioria dos empresários, já é consenso o fechamento aos domingos, que só não avança por causa de redes como o Wallmart. “Se um abre, todos vão abrir”, diz.
Em várias reuniões para tratar da questão, os empresários relatam não ser interessante abrir aos domingos, a não ser nos casos em que “feriados bagunçam a semana”, como no caso do próximo sábado, 15 de novembro. Os relatos são de que a abertura redunda em mais custos que lucro. Um dos empresários presentes a reunião, que já não abre aos domingos, disse estar contente, porque consegue trabalhadores mais qualificados que os demais mercados, que optam por empresas que fecham nesta data.
“No mês de outubro, em virtude dos feriados, os mercados fecharam todos os domingos e o relato dos empresários é que isso foi ótimo. Já temos uma nova reunião marcada para consolidarmos esta ideia de que no domingo o mercado estará fechado. Com esta atitude, todos, empresários e trabalhadores, junto com seus familiares, terão o seu merecido descanso semanal”.
Rosane Simon afiram ainda que os consumidores não saem perdendo já que o movimento aos domingos é bem abaixo da média. “Sabemos que o comportamento do consumidor respeita os horários estipulados e que o movimento aos domingos se dá muito mais por casualidade do que por necessidade”, conclui.