O Sindicato dos Comerciários de São Sebastião do Caí, com a Fecosul e vários Sindicatos do Estado, movimentaram a cidade do Vale do Taquari, na manhã desta terça-feira (10/06), com mais um ato e caminhada da Campanha Salarial 2014. Ceres Megier representou o SindiComerciários de Ijuí no ato.
Os Sindicatos denunciaram que não há avanço nas negociações salariais porque os índices de reajustes oferecidos pelos patrões, orientados pela Fecomércio, são muito baixos. A campanha dos comerciários do Estado busca reajuste de 12% nos salários, piso decente e questões sociais que contribuam para a qualidade de vida dos trabalhadores, sendo uma delas salário igual para trabalho igual, considerando que as mulheres ainda têm um salário quase 30% menor que o dos homens.
Durante a caminhada, a presidente do Sindicomerciários São Sebastião do Caí, Márcia Wissmann, o presidente em exercício da Fecosul, Rogério Reis, e o presidente licenciado da Fecosul, Guiomar Vidor, entregaram um documento das reivindicações dos comerciários locais na empresa do próximo presidente da Fecomércio/RS, Luiz Carlos Bohn, que é empresário da área de escritórios de contabilidade. Na ausência do dono da empresa, o documento foi recebido e protocolado pela secretária.
Márcia Wissmann destacou a importância deste ato na cidade que nunca havia recebido uma manifestação da campanha salarial com esta proporção. “Os comerciários já sabem que lutamos e defendemos os direitos deles, mas esta ação reforça e dá visibilidade para a luta que é de todos os comerciários do Estado”, completou.
O presidente em exercício da Fecosul observou que mais uma vez a unidade dos Sindicatos e da Fecosul é fundamental para a conquista de melhores salários e condições de trabalho para os comerciários. “Nossa luta é sim por melhores salários, porque acreditamos que com mais dinheiro no bolso o trabalhador terá condições inclusive de buscar outras coquistas. Nossa unidade continua sendo a marca da nossa Federação”, finalizou Rogério Reis.
Já o ato que aconteceria em Canela, na sequencia de São Sebastião do Caí, foi suspenso nesta manhã. Conforme o presidente do Sindicomerciários Canela, Clério Sander, as negociações com a patronal chegaram a um acordo sobre a abertura do comércio nos feriados e no índice de reajuste. “Devido a este acordo, entendemos que seria melhor suspender a atividade”, esclareceu.
Assessoria de Comunicação da Fecosul