O Sindicomerciários de Ijuí realizou sua assembleia geral ordinária mensal na última sexta-feira (14). No início, a reunião foi marcada por muita descontração em uma homenagem da dupla de atores “As Primas” às comerciárias presentes, pelo Dia Internacional da Mulher.
O principal item da pauta foi o lançamento da campanha salaria 2014, no próximo dia 28, na cidade de Santa Maria. A categoria se organiza para uma mobilização com concentração a partir das 9h, na sede do Sindicato dos Comerciários na cidade, localizado na Rua Venâncio Aires, 1621, no Centro. Todos os materiais informativos da campanha foram aprovados pela diretoria e em breve serão disponibilizados para os sindicatos no site da Fecosul.
O Vice-presidente do Sindicomerciários/Ijuí, Paulo Braz Garcia, informou que o Sindicato disponibilizara transporte para esta mobilização e ressaltou a importância de realizar um grande movimento neste dia. “Nossas negociações são sempre difíceis e só poderemos atingir nossos objetivos com muita mobilização e muito trabalhador na rua, revindicando e acompanhando as negociações”, disse.
O assessor econômico da Fecosul, David Fialkow Sobrinho, falando sobre o cenário da economia gaúcha, apresentou dados de crescimento do comércio em 2013 e disse que a perspectiva para 2014 segue a mesma tendência.“A economia gaúcha cresceu aproximadamente 6% em 2013, o RS passou a 3º exportador do Brasil. No RS o comércio cresceu aproximadamente 4,1% em 2013. Em 2014 a própria Fecomércio estima crescimento do comércio de 4,5%”, declarou Fialkow.
Guiomar Vidor, presidente da Fecosul, aponta dados do DIEESE nos quais foram constatados que o comércio vem crescendo acima da inflação. “Esses dados mostram que o cenário é positivo para buscar a valorização dos trabalhadores do comércio. Os empresários precisam dividir os lucros com quem faz a roda da economia girar, ou seja, os trabalhadores do comércio. Além de salários dignos queremos também avançar nas cláusulas sociais das convenções coletivas neste ano de 2014”.
A categoria comerciária gaúcha é a formada por quase 700 mil trabalhadores, o que corresponde a 20% da força de trabalho gaúcho, sendo o terceiro setor em número de trabalhadores.
Salário Mínimo Regional aguarda decisão judicial
Em seguida o Vice-presidente Paulo Braz Garcia e o Assessor Jurídico Luiz Carlos Vasconcellos passaram aos informes. A liminar com que a Fecomércio suspendeu o pagamento do mínimo regional para os trabalhadores do comércio aguarda decisão de mérito na justiça.
Nesta última semana a Direção do Sindicato reuniu-se com o departamento jurídico da Cotrijui, e expôs algumas denúncias que foram relatadas por trabalhadores da cooperativa como o de trabalhadores que estão saindo de férias sem o devido pagamento do benefício e também o acerto do dissídio relativo ao ano passado. Segundo as denúncias, poucos foram pagos. A direção da cooperativa comprometeu-se a resolver estas questões e o Sindicato seguirá acompanhando o problema.
Também na última semana a Direção averiguou denúncias de empresas que estariam intimidando funcionários na hora da contratação, contra o direito do trabalhador em sindicalizar-se. Diversas empresas foram visitadas e os trabalhadores receberam esclarecimentos sobre o direito a Sindicalização.
Além da apresentação de “As Primas”, as comerciárias receberam brindes sorteados em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.