Os trabalhadores do comércio, reunidos em assembleia geral ordinária nesta sexta-feira (07), realizaram uma analise da conjuntura econômica para a proposta de dissidio da categoria neste ano. A Presidenta da entidade, Rosane Simon, apresentou aos trabalhadores e trabalhadoras presentes um comparativo entre o INPC dos anos de 2012 e 2013, além de reforçar a bandeira de luta pelo salário mínimo regional no estado, medida que tem valorizado os salários de diversas categorias de trabalhadores. Rosane disse que a proposta será da reposição de 100% do INPC no período (março de 2013 a fevereiro de 2014) mais um aumento real que será definido. Outra ponto será ampliar e manter direitos dos trabalhadores em clausulas no contrato coletivo.

 

“Nós não vamos abrir mão do que está acordado em anos anteriores e daquilo que está conquistado. Sabemos que em muitas empresas as condições de trabalho não são boas e direitos dos trabalhadores, inclusive aquelas dispostas em legislação vigente, muitos empresários não querem cumprir. Então precisamos sempre avançar e conquistar mais direitos, garantindo melhores condições de trabalho sempre”, justificou Rosane.

 

Trabalhadores apresentam novas denúncias contra a Cotrijui
Alguns trabalhadores relataram problemas que vem sofrendo na Cotrijui. O relato é de que a empresa não cumpre acordo coletivo relativo as horas extras e não está pagando horas trabalhadas, realizando apenas o banco de horas, o que descumpre acordo. As horas extras trabalhadas só podem ser compensadas no mês em que foram cumpridas. Não havendo a compensação de horas dentro do mesmo mês, elas devem ser pagas ao trabalhador.

 

Além desta questão, diversos trabalhadores relatam que a Cotrijui não depositou o fundo de garantia entre novembro de 2012 e junho 2013. Luis Carlos Vasconcellos, advogado do Sindicato, informou que a entidade já entrou com representação contra a Cotrijui e que a empresa terá de que depositar e pagar os valores devidos com os juros sob pena de penhora de créditos pendentes.

 

Rosane Simon fez também um relato de como a entidade está encaminhando as reclamações relativas as diferenças do FGTS, amplamente divulgadas pela mídia nacional, recentemente. A Presidenta informou que a Defensoria Pública da União entrou com ação em nome de todos os trabalhadores brasileiros e que assim que esta ação for julgada e havendo ganho de causa, todos serão ressarcidos através de deposito em conta, evitando o risco de, em caso de ação individual contra a Caixa Federal e de perder a ação, o trabalhador tenha que arcar com as custas do processo.

 

Nova campanha de sócios é lançada oficialmente
“Sorte de Comerciário” é o nome da campanha de sócios lançada oficialmente nesta assembleia. A campanha pretende ampliar a base de associados da entidade e ampliar conjuntamente, a força da categoria na região. A campanha vai até outubro. Serão sorteados dez prêmios, entre eles uma moto Honda Fan. Sócios antigos já tem direito a cupons. Novos sócios recebem cupons ao associarem-se e a cada pagamento de mensalidade e participação em assembleias, mais cupons são recebidos pelos associados, aumentando as chances no sorteio. O sorteio será realizado em 14 de novembro deste ano, na festa em comemoração ao dia do comerciário.