O SindiComerciários fechou neste mês os dissídios referentes a 2015/2016 e 2016/2017 com a Cotrimaio. Os acordos foram dificultados pelo fato da empresa passar por recuperação, em processo de autoliquidação. Apesar das dificuldades, a Cotrimaio cumpre em dia com o pagamento dos salários. O acordo atinge trabalhadores que atuam nas cidades da base do Sindicato de Ijuí em Humaitá, Independência e Sede Nova.
O piso da categoria referente ao dissídio de 2015/2016 ficou em R$ 1060 e o reajuste para os demais salários em 8%. Segundo a direção da cooperativa, os valores retroativos (março/2015) já foram pagos. O piso para o dissídio de 2016 foi reajustado a R$ 1182 e os demais salários receberão reajuste de 13%, quase 2% maior que o índice da inflação de 11,08%. A diferença no acordo se deve ao fato de que o reajuste será parcelado. 4% em março, 3% em agosto, 4% em novembro e 2% em janeiro de 2017. As diferenças referentes a data base março/2016 serão acertadas na folha de março/17, paga em abril.
Os trabalhadores e trabalhadoras que tem direito ao auxílio escolar de meio piso salarial, receberão o benefício na folha de abril, paga em maio. Tem direito ao auxílio escolar, sócios do Sindicato ou seus dependentes que estejam estudando em ensino oficial. Os comprovantes escolares que dão direito ao benefício devem ser entregues na secretaria neste mês de março.
O Presidente do SindiComerciários de Ijuí ressaltou nesta negociação, a garantia dos reajustes e o repasse dos benefícios aos associados. “Em virtude da situação da empresa, tivemos certa dificuldade em fecharmos os acordos, mas é importante que conseguimos garantir o pagamento dos salários e dos reajustes aos trabalhadores, incluindo o benefício do auxílio escolar para os nossos associados, garantindo os direitos da categoria”.