Com a presença de cerca de duas dezenas de entidades, foi estabelecida na tarde desta quinta-feira, uma coordenação executiva para preparar atos e mobilizações contra a reforma da previdência, proposto pelo governo ilegítimo de Michel Temer. As entidades que compõem a União do Movimento Social e Sindical de Ijuí e a OAB local, marcaram para o próximo dia 8 de fevereiro a primeira destas ações, na Praça da República em Ijuí.
"Há uma série de retrocessos e de ataques contra o direito dos trabalhadores que estão na pauta não só do governo golpista de Michel Temer, mas também são pauta do governo do estado. São medidas que se aprovadas, atacam diretamente a classe trabalhadora e o povo e neste momento, estamos sentindo que as pessoas estão acordando para a gravidade destas propostas e nós, queremos aproveitar este momento para conclamar a todos e a todas que se envolvam nestas mobilizações, porque somente com atos de resistência é que conseguiremos barrar estas propostas", disse Rosane Simon, diretora do SindiComerciários e integrante do grupo executivo de coordenação do movimento.
O grupo pretende construir uma intensa agenda de ações que preveem assembleias, aulas públicas, debates e mobilizações, buscando em especial, esclarecer a população sobre as propostas e sobre o impacto negativo que elas representam para a vida e o dia a dia do povo. "Não estamos falando só da reforma da previdência, mas também da reforma trabalhista, do desmonte do estado e do SUS e do atendimento gratuito na saúde. Por isso vamos unificar nossa agenda de ações com muita resistência e mobilização, fazendo desde já um apelo especial a todos para que participem, contribuam chamando reuniões em suas entidades, nos bairros e participado ativamente para que possamos barrar estes retrocessos" concluiu Rosane Simon.