O SindiComerciários realizou na última sexta-feira (28), assembleia ordinária da categoria. A pauta tratou sobre os dissídios realizados pela direção, informações sobre a nova sede campestre e sobre fechamento do horário de natal. A assembleia foi também de comemoração pelo 30 de outubro, dia do comerciário e mais de 150 trabalhadores e trabalhadoras estavam presentes.
O Presidente Ari José Bauer realizou os informes sobre dissídios e atualizou a categoria sobre a inauguração da sede campestre, prevista para o início de dezembro. A nova sede possui amplo espaço para recreação com piscina e estará disponível para os associados que estiverem em dia com a carteirinha de sócio. A regularização é feita na secretaria do Sindicato.
Outro tema debatido pela categoria foram os atrasos de salários na Cotrijui. A cooperativa está descumprindo decisão judicial que não permite atrasos. O assessor jurídico do SindiComerciários, Luiz Carlos Vascocellos informou que houve reunião recente com a direção da cooperativa em que firmou-se a promessa de solucionar os atrasos até o dia 28 de outubro. No entanto, não houve resposta da empresa confirmando a regularização. Neste sentido o Sindicato entrará com ação civil pública na Justiça do Trabalho para que a empresa cumpra a sentença.
A diretora Rosane Simon fez um relato para a categoria do desafio que os trabalhadores e trabalhadoras do país enfrentam, diante de propostas que visam a retirada de direitos da classe trabalhadora. Rosane relatou os desdobramentos da PEC 241, que congela recursos da saúde e educação por 20 anos. “Vivemos um momento triste mas que nos motiva a lutar. Nós somos maioria e se atuarmos unidos vamos conseguir segurar e impedir estas mudanças”, garantiu.
Rosane defendeu que a questão da retirada de direitos expõem o governo golpista de Michel Temer, quando este deixa bem claro que não governa para o povo, mas para o sistema empresarial e financeiro. “A garantia de recursos para a saúde e educação é fundamental para nós trabalhadores, pois somos nós que usamos dos serviços públicos de educação e saúde”. Rosane citou ainda a traição contra os trabalhadores por parte do relator da medida, Deputado Darcísio Perondi, que é um dos principais articuladores da PEC 241.
Encerrada a assembleia, a categoria comemorou o seu aniversário com o sorteio de diversos prêmios entre os presentes e também com um coquetel. “É uma assembleia festiva na qual queremos valorizar o comerciário e a comerciária, que fazem do nosso Sindicato uma entidade forte e atuante. A presença dos trabalhadores e trabalhadoras é importante nas assembleias porque tomamos decisões coletivas, buscando cada vez mais benefícios e firmando a nossa luta”, conclui Ari José Bauer.
Ganhadores
1° Prêmio:
Tv 32 Philips - Luiz Vianna dos Santos
2° Prêmio:
Churrasqueira Arke Rotativa - Caroline Amaral da Silva Schneider
3° Prêmio:
Forno Elétrico - Mediatriz Scholt Freidheim
4° Prêmio:
Home Theater - Daiane Tais Wildner
5° Prêmio:
Panela de Pressão - Diego Sampaio
6° Prêmio:
Garrafa Térmica - Andre Plegge
7° Prêmio:
Chaleira Elétrica - Juliane Becchi Andreatta
8° Prêmio:
Barbeador - Raquel Galvão de Lima
9° Prêmio:
Churrasqueira elétrica - Evandro Marlos Locatelli
10° Prêmio:
Cadeira de area - Nilton Amorim
11° Prêmio:
Prêmio surpresa - Rafael Berno dos Santos
12° Prêmio:
Prêmio surpresa - Loidemar Costa