A Confederação Nacional do Trabalhadores no Comércio (CNTC), assinou acordo com representantes da Walmart Brasil que garante a participação nos resultados (PLR) da empresa aos funcionários da rede em todo o país. A assinatura do termo aconteceu na manhã da quarta-feira (19/10), na sede da CNTC, e irá beneficiar mais de 65 mil trabalhadores em todo território nacional. O pagamento do PLR será realizado somente se as metas, previamente estabelecidas, forem atingidas e disponibilizado aos funcionários até o dia 31/05/2017.
No encontro, os representantes do Walmart reconheceram também a Comissão Nacional de Negociação, coordenada pela CNTC, responsável pela mediação de conflitos existentes entre a rede e seus funcionários. No dia 23 de novembro de 2016, será debatida a pauta elaborada pelos sindicatos vinculados à CNTC a respeito da negociação do PLR de 2017.
Presidente da Fecosul e diretor das Relações do Trabalho da CNTC, Guiomar Vidor, conduziu todo o processo de negociação com Walmart
Para o presidente da Fecosul e diretor das Relações do Trabalho da CNTC, Guiomar Vidor, que coordenou todo o processo de negociação, a assinatura do acordo tem um significado histórico na construção de soluções para os problemas coletivos da categoria. “A construção deste acordo foi feita com consulta às federações e sindicatos de todo Brasil e consolidados com vários avanços em relação aos acordos anteriores. A partir de agora iniciamos um processo de debate e solução dos problemas vividos pelos trabalhadores. Apresentamos ao Walmart dados cedidos por sindicatos e federações de todo o país a respeito das reivindicações e problemas enfrentados pela categoria. Esse foi um primeiro avanço que será aperfeiçoado com o tempo nas próximas negociações”, disse Guiomar Vidor.
O presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto, agradeceu o apoio das federações e sindicatos filiados à CNTC na construção do acordo. “Apesar de tantas lutas, ainda temos muito a avançar na qualidade de vida dos trabalhadores da nossa categoria, nossas condições de trabalho mantêm-se preocupantes no tocante às doenças profissionais, ao excesso da jornada de trabalho, dentre outras tantas adversidades. Reconhecemos a necessidade urgente de intensificarmos nosso debate junto aos grandes grupos. Esse é um passo fundamental na evolução do nosso trabalho. Agradeço aos representantes da rede Walmart que estiveram conosco nessa importante negociação, que tenho certeza, possibilitará outros ganhos para os trabalhadores no comércio e serviços de todo o país”, disse o presidente.
Com informações da CNTC