Em assembleia geral ordinária realizado na noite desta terça-feira (13), no auditório da sede do SindiComerciários, a direção do Sindicato divulgou o acordo fechado com o Sindilojas para o funcionamento do comércio no natal. “Basicamente o acordo segue os horários utilizados em 2016, o que facilitou para fecharmos o acordo mais cedo para este ano, permitindo também que tanto os lojistas quanto os trabalhadores possam se programar antecipadamente”, explicou Ari José Bauer, Presidente do SindiComerciários de Ijuí.

 

Acesse o documento do acordo aqui

Veja tabela com informações abaixo

 

A regulação do funcionamento do comércio é feita por lei municipal e portanto o horário acordado é valido somente para a cidade de Ijuí. Nas demais cidades da base de atuação, não há discrepâncias em relação ao horário de Ijuí.

 

A direção informou ainda que está realizando um estudo jurídico referente a Lei Municipal 4148/2003 que fixa o horário de funcionamento do comércio, incluindo os mercados. Há questões referente a interpretação para as quais o executivo municipal ainda não se manifestou, apesar dos pedidos da entidade.

 

Informações sobre dissídios
Outro tema da pauta desta assembleia foram os dissídios dos diferentes segmentos do comércio.

 

Cotrijui
O piso foi fixado em R$ 1170 e os demais salários tiveram reajuste 10,5%. A primeira parcela das diferenças salariais referentes a data base (março) foi repassada na folha de agosto. O Auxílio escola será pago na folha de janeiro.

A direção ainda negocia acordo com a Cotripal. Houve avanços, mas impasse em relação a cláusulas como o auxílio escola.

 

Demais dissídios
Os segmentos de farmácia, atacadistas, distribuidores de bebidas, funerárias, gêneros, mercados e óticas já tem acordo acertada e aguardam assinatura do representante patronal. Na mesma situação está o acordo com os revendedores de peças. Com as concessionárias e distribuidores de veículos as negociações estão em aberto.

 

Campanha de vendas no comércio
A direção informa também que novamente o Sindicato participa neste ano como parceiro da campanha de vendas promovida pelo Sindilojas. A campanha sorteará um automóvel zero quilômetro e também um vale compras no valor de R$ 2000 ao comerciário vendedor do cupom premiado.