A Federação dos Comerciários do Rio Grande do Sul realizou seu 10º Congresso, entre os dias 20 e 23 de abril, e elegeu nova diretoria, que comandará as atividades sindicais nos próximos 4 anos. A Fecosul tem, atualmente, 52 sindicatos filiados e representa mais de 600 mil trabalhadores.

 

Neste sábado, dia em que aconteceu a eleição da nova direção, foi registrada chapa única. O caxiense, Guiomar Vidor, atual presente da entidade, foi reeleito. “Chapa única representa unidade da categoria. Uma união extremamente importante para encararmos esse difícil momento político que o Estado e o Brasil vivem. A federação seguirá com o objetivo da inclusão e dará continuidade à sua política pela valorização da categoria comerciária e a defesa dos direitos dos trabalhadores que sofrem uma grande ameaça, através das investidas das forças conservadoras no Congresso Nacional”, afirmou Vidor. Foi reconduzida ao cargo de 2ª Vice-Presidenta a Diretora do SindiComerciários de Ijuí, Rosane Simon. O atual Presidente da entidade, Ari José Bauer, também comporá a nova direção da Federação.

 



Os delegados que representaram o SindiComerciários Ijuí

 

Ao longo dos dias do congresso, diversas atividades foram realizadas com os congressistas. Advogados, economistas, parlamentares, juízes, entre outros especialistas participaram da agenda proposta pela Fecosul e contribuíram para debates enriquecedoras sempre com foco na democracia, desenvolvimento e valorização do trabalho.

 

As cinco mesas propostas pelo congresso, tiveram como tema “A crise mundial do capitalismo e seus efeitos sobre a classe trabalhadora”; “As dívidas do Estado e da União e sua interferência e impactos nas políticas públicas e na atividade econômica”; “Estratégias para garantir o descanso aos domingos e feriados”; “Dissídios coletivos, a súmula vinculante 277 e seus reflexos na negociação coletiva” e “Os impactos dos grandes grupos econômicos e as mudanças no setor do comércio”.

 

O congresso também teve um ciclo de intervenções temáticas. Após as intervenções, os temas juventude, saúde, gênero e comunicação foram debatidos em grupos, pelos congressistas.O debate contribuiu para o Plano de Lutas da Federação.

 

O congresso reuniu mais de 270 delegados, vindos de todas as partes do estado, sendo este, o maior já realizado pela Fecosul. A nova diretoria toma posse em meados deste ano. Estiveram presentes 9 delegados representantes do SindiComerciários de Ijuí.

 


Direção eleita da Fecosul. Compões a nova direção Ari Jose Bauer e Rosane Simon