Uma assembleia festiva no SindiComerciários marcou a data do 30 de outubro em Ijuí, dia do comerciário. A assembleia teve como objetivo a confraternização entre a categoria e foi prestigiada por de mais de 100 trabalhadores e trabalhadoras do comércio.

 

Os trabalhadores foram saudados pelo Presidente Ari José Bauer que aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio que a categoria deu a atual direção durante o processo eleitoral na entidade. Os comerciários tiveram também a oportunidade de conhecer os membros da atual diretoria. Bauer fez um relato do crescimento do Sindicato que conta já com mais de 1500 sócios.

 

O Presidente também realizou um informe sobre os dissídios e as negociações ainda em curso. Apenas Cotrijui, Cotricampo e Sincodiv fecharam acordos até o momento. O Sindilojas, apesar das várias reuniões realizadas até o momento, insistem em não reconhecem o piso regional do estado, estabelecido por lei em R$ 1053,00. “Abaixo do valor do piso regional não haverá acordo e a última proposta dos patrões foi de R$ 1015,00”, explicou Bauer.

 

A Diretora Rosane Simon, Vice-presidenta da Fecosul, argumentou que a classe patronal realiza uma luta política contra o piso regional. “Eles sabem da importância do piso regional como parâmetro para o dissídio dos trabalhadores de várias categorias”, disse. Ela defendeu a unidade da categoria para apoiar as ações que o Sindicato está planejando, a fim de pressionar os patrões. “O horário de natal está ai e eles vão querer o nosso suor e a nossa disposição para este período de festas, mas sem o acordo do dissídio não teremos acordo para o horário de natal”.

 

Rosane Simon perguntou à assembleia quantas empresas ainda não pagavam o piso regional. Das 23 empresas cujos trabalhadores estavam presentes, apenas 3 ainda não pagam o piso, as Lojas Jost, o supermercado Nacional e a Loja Pompeia. “Nós temos que nos dar conta que pertencemos a classe trabalhadora e que a nossa força acontece através da nossa união para alcançar mais conquistas para todos”, concluiu. O Sindicato planeja para breve uma mobilização da categoria nas ruas.

 

Apesar do espaço para debate, a noite era de festa. Além de um coquetel, foram sorteados prêmios para os comerciários presentes. “Nossa proposta nesta assembleia é antes de tudo valorizar a categoria e promover a integração entre os trabalhadores e trabalhadoras e estamos muito felizes pela intensa participação”, concluiu Ari José Bauer.

 

Veja a lista dos ganhadores:

1º - TV 32 polegadas
Maria Joice K. Hoffmann - Becker .

 

2º – Churrasqueira Elétrica
Estela Helena Dias (Esq.) - Becker

 

3º – Bicicleta Aro 26
Maria Noeli da Rosa – Centenária

 

4º - Lava jato Karcher
Mediatriz Friedhein - Deltasul

 

5º - Faqueiro
Joel da Silva – Becker

 

6º - Batedeira
Denise Fritz - Casa das Linhas

 

7º - Liquidificador
Márcio da Silva – Kuchak

 

8º – Cadeira de área
Márcia Dala Lana - Kuchak

 

9º - Conjunto Sicredi
Paulo Tiecher Jr. - Boa Compra

 

10º – Cuia e livro
Janaína With - Grazziotin

 

Prêmios surpresa:
Cleusa de Souza de Jesus (Pompeia)

Loidemar Costa (Becker)

Angel Oliveira (Cotrijui).