Novamente neste ano os trabalhadores do comércio aguardam o fechamento do seu dissídio. Próximo ao final do período, ainda não houve acordo com o Sindilojas e os comerciários tem pressionado ambos os Sindicatos pelo reajuste.

 

“Nós encaminhamos nova proposta e nos prometeram retorno para o início da próxima semana. Comunicamos a categoria que os patrões estão dificultando muito a negociação na medida em que não oferecem nenhum aumento real sobre a inflação, apenas a reposição das perdas no período, e não querem sequer elevar o valor do piso ao valor do mínimo estadual que é de R$ 1053,00. Nestas condições não teremos acordo e iniciamos a convocação de uma mobilização da categoria”, explicou Ari José Bauer, Presidente do SindiComerciários. A convocação foi o principal tema da reunião de Diretoria realizada nesta terça-feira (22).

 

Após as informações sobre o dissídio, a direção fez alguns comunicados, entre eles a apresentação dos delegados sindicais eleitos em algumas cidades da base. Em Ajuricaba foi eleito, Alan Bonna de Souza; em Augusto Pestana Chaiane Gross Bernardi; em Chiapeta, Marcelo Andrade Rigoli; em Coronel Bicaco, Josmar Lange de Oliveira, em Joia, Rivail dos Anjos e em Santo Augusto, Cleusa Sueli de Siqueira. Haverá eleição ainda em duas cidades. Catuípe no dia 30/09 e Campo Novo, em 2/10.

 

O SindiComerciários de Ijuí prepara também um curso de formação sindical voltado para a orientação dos trabalhadores em relação a legislação trabalhista, com orientações sobre direitos e deveres dos trabalhadores. O curso será ministrado pelo Assessor Jurídico do Sindicato, Luiz Carlos Vasconcellos e pelo Assessor Contábil, Luiz Valmir Bauer. Mais informações podem ser obtidas na secretaria da entidade. O curso é livre e gratuito.

 

A direção do SindiComerciários prepara ainda uma assembleia festiva, relativa ao dia do comerciário, comemorado no dia 30 outubro e convida a categoria para que compareça. Após a reunião, haverá um coquetel e sorteio de brindes. “Temos um ano difícil em relação ao nosso reajuste e nossa união será fundamental para conquistarmos algum avanço nas negociações. Pedimos que todos se mantenham mobilizados e cobrem os patrões pelo acordo para que possamos chegar no dia 30 e comemorar nosso dia”.