A Federação dos Empregados no Comércio de Bens e de Serviços do RS (Fecosul) e sindicatos filiados lançam, nesta sexta-feira (15/5), a Campanha Salarial 2015. Com o mote "Os comerciários dão o máximo. Os patrões não querem dar o mínimo", a campanha está centrada na luta por salários acima do piso regional, cujo valor atual é R$ 1.053,41.
"Optamos por uma campanha que denuncie a postura da Fecomércio e dos Sindicatos patronais na tentativa de barrar a legalidade do piso regional, cujo objetivo nada mais é do que nivelar por baixo as negociações deste ano", explicou o secretário de Comunicação da Fecosul, Joemir Oliveira. Além da fixação dos reajustes, os comerciários reivindicam outros benefícios que valorizem o trabalhador como: Auxílio-estudante, licença maternidade de 180 dias, vale-cultura e vale alimentação. A Fecosul enfatiza que a lei do piso regional está vigorando e deve ser cumprida imediatamente pelas empresas.
O evento de lançamento acontecerá em Novo Hamburgo e reunirá Sindicatos de trabalhadores do comércio de todo o estado. Uma delegação do SindiComerciários Ijuí também comparecerá ao ato, junto com o Presidente eleito da entidade Ari José Bauer. "É o momento mais significativo da nossa luta naquilo que é a reinvidicação mais importante para toda a nossa categoria, que é a valorização salarial. Nossa presença é para reforçar nossa campanha a fim de termos força para as negociações do dissidio neste ano", disse Bauer.